Informações da SABAMM e Creche Benedito Lellis

Nº REGISTRO NO CMDCA/GUARUJÁ: Associação Nº 093     Creche Nº 092

 

IDENTIFICAÇÃO DO OBJETIVO A SER EXECUTADO:

 

            A Missão é contribuir para a formação cidadã de crianças e adolescentes, com o fortalecimento de seus vínculos familiares e sociais, estimulando-as a ir em busca da realização de seus sonhos através da prática de esportes, atividades culturais, de lazer e educacionais.

 

           Sua visão é ser reconhecida como Organização integradora e que contribui com os anseios das transformações desejadas pela Comunidade onde atua.

 

               Com Amor, Verdade, Respeito, Cooperação, Igualdade, Justiça e Paz.

 

          Tem por finalidade, promover o desenvolvimento integral da criança de até 4 anos de idade, em seus aspectos: físicos, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família e comunidade.

 

              Quando este documento foi elaborado buscou destacar sua principal função que é cuidar e educar. São as crianças carentes do bairro, seus beneficiários diretos e indiretos, com isso os pais podem sair para trabalhar despreocupados.

NOSSA HISTÓRIA:

 

OSC - Organização Não Governamental, inaugurada em 12 de Setembro 1981 em um barracão.

A Creche acolhe crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses, bem como a Sede da Associação, onde são realizadas atividades dos programas com crianças e adolescentes de 07 a 18 anos, no turno escolar estendido, foram construídas devido a carência de vagas em creche no município e em especial no território da Maré Mansa e também com o intuito de minimizar os riscos das crianças e adolescentes expostas nas ruas as vulnerabilidades de drogadição, e outras violências decorrentes principalmente nas regiões mais carentes das políticas públicas. A Organização tem capacidade para acolher um total de até 500 crianças e adolescentes em seus programas.

PÚBLICO ALVO DO PROJETO:

 

                Primeira Infância de 4 meses a 3 anos e 11 meses - na Creche - crianças de 07 a 12 anos e adolescentes de 13 a 18 anos nas atividades da Sede da Associação de Moradores.

 

                A clientela de encontro da NEIC BENEDITO LELLIS é de classe econômica baixa, predominando famílias onde pais e mães trabalham fora, empregadas domésticas, comércio e serviços gerais.

          

        Sendo assim, há uma demanda grande por vaga na creche, onde as crianças são atendidas integralmente, promovendo o crescimento e desenvolvimento cognitivo, motor, físico e emocional, oportunizando cinco refeições diárias balanceadas, observando as necessidades da faixa etária em questão.

 

               A região onde a creche está instalada é predomina mente voltada para residências de padrão superior à média do bairro, cuja ocupação é devido ao Guarujá ser uma cidade turística e ter belas praias.

 

          Em termos de estrutura urbana a região conta com escolas estaduais de ensino fundamental e médio, escolas municipais de educação infantil e fundamental. Apesar disso é grande a demanda por creches e escola de educação infantil, falta empregos para os jovens e boa parte dos adultos residentes no bairro, não tem atividades e área de lazer. Por tudo isso percebe – se uma enorme preocupação das famílias que não tem onde deixar seus filhos para trabalharem.

 

              Pensando em todos esses motivos a creche abre as portas para essas famílias carentes colocando as crianças longe da violência das drogas, atendendo-as de forma acolhedora, orientando-as, propiciando horas de aprendizado com muito prazer, através da ludicidade, uma alimentação balanceada e recreação para que elas se desenvolvam em todos os aspectos.

FINALIDADE ESTATUTÁRIA:

 

           É uma associação fundada em 12/09/1981, sem fins lucrativos, sem caráter político partidário, sem distinção de raça, credo religioso, ou condição social, com duração de prazo indeterminado, congregando número ilimitado de associados, residentes ou não no referido bairro.

 

           Tem por finalidades principais:

  • cultivar a mais ampla e perfeita cordialidade entre os associados;
  • promover atividades sociais, culturais e desportivos;
  • zelar pela melhoria das condições de vida e do embelezamento do bairro;
  • firmar convênios com associações congêneres, autarquias, entidades religiosas, federais, estaduais, municipais e outras;
  • promover e assistir as pessoas carentes;
  • prestação de serviços voltados para administração de creche e de asilos, com ou sem convênios com órgãos públicos.

 

IDENTIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS:

 

           Identificação do Responsável Legal: 

Nome: Solange Batista dos Santos 

Cargo na OSC: Diretora 

Profissão: Pedagoga    Nº do Registro Profissional: 1505312 

 

Nome: Eliane Oliveira Bernardo 

Cargo na OSC: Administrativo

Profissão: Administradora de Empresa Nº do Registro Profissional: 3045

 

           Identificação do coordenador técnico pedagógico do serviço

Nome: Ana Maria Rabelo de Oliveira  

Cargo na OSC: Orientadora Pedagógica 

Profissão: Pedagoga    Nº do Reg. Profissional: 878415 

 

           Identificação do profissional responsável pela prestação de contas

Nome: Admilson dos Santos Neves  

Cargo na OSC: Contador 

Profissão: Contador e Advogado  Nº do Registro Profissional: SP-182517/O-0  OAB nº 251488

Endereço completo: Rua Benjamin Constant, 378  Centro – Guarujá/SP  

Telefones: (13)3324-1891 

Email: adm.adv@litoral.com.br 

 

JUSTIFICATIVA:

 

           Esse projeto objetiva-se em possibilitar que a creche seja um espaço real, onde as ações educativas favoreçam o desenvolvimento de vínculos saudáveis e fortalecidos com todos os segmentos da comunidade, e que a aprendizagem seja estimulada a todo o momento ressaltando sempre os valores éticos e morais como respeito, união, cooperação, amor, compreensão entre todos os envolvidos, assim desenvolveram um trabalho que irá respeitar as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitiva de nossas crianças, como pressupostas para que desenvolvam plenamente em todos os aspectos.

 

         Ressaltando que toda a aprendizagem dar-se a de forma prazerosa, focando o lúdico como fio condutor para despertar a construção dos conhecimentos dessas crianças.

 

           A eficiência desse projeto é de total importância para comunidade ao qual esta inserida, não só apenas pensando no publico alvo que são as crianças, mas também na oportunidade de trabalho, para pessoas da própria comunidade.

 

           Desta forma os profissionais, que fazem parte do quadro de funcionários da instituição, trabalham sob o regime de responsabilidade e comprometimento. Por este motivo venho salientar, que embora a clientela do Neic Beneditto Lellis, seja de classe econômica baixa e a necessidade de atendimento seja em torno de 400 crianças, atualmente atendemos em  25% da demanda, priorizando os mais necessitados.

 

         Nossa visão pedagógica esta embasada em uma perspectiva, sócio interacionista, ou seja, segundo as teorias de Vygotsky e Wallon, onde prioriza a relação entre planos sociais e individuais que seja capaz de resolver problemas e construir seu próprio conhecimento.

 

           A instituição  recebe recursos da Prefeitura Municipal do Guarujá, em parceria com os pais fazemos diversos eventos, com a ajuda da comunidade.

OBJETIVO GERAL:

 

 

             Durante todo o ano, as atividades deverão contribuir para que as crianças se desenvolvam:

         

         Proporcionar as crianças oportunidades que facilitam o desenvolvimento cognitivo afetivo social e psicomotor entender e respeitar a característica individuais de cada criança, assim como suas necessidades básicas proporcionar a criança ocasiões de bem estar e de segurança no âmbito da saúde individual e coletiva incentiva a autonomia da criança e a sua socialização como processo de crescimento e desenvolvimento proporcionar um ambiente de segurança e afetividade promover a capacidade criativa, o espírito de iniciativa e a responsabilidade numa atitude de livre expressão e de respeito pelo outro.

 

          Favorecer a igualdade de oportunidades entre todas as crianças respeitando o seu ritmo e a sua individualidade desenvolver a comunicação e a expressão de modo a que cada criança seja espontânea e criativa. Promover a participação da família no processo educativo dos filhos.

  • Promover a comunicação com os pais para que a instituição seja o prolongamento da família.
  • Promover ações de atenção infantil II e infantil III incentivando o cumprimento das normas e orientações.
  • Promover a atenção integral à criança com o intuito de desenvolver os domínios físicos, psicológico, cognitivo e social, respeitando as possibilidades e características de sua faixa etária.
  • Priorizar o aspecto lúdico e as brincadeiras como processo de aprendizagem que melhor se aplica à proposta pedagógica;
  • Desenvolver projetos e procedimentos que visem a estimulas uma dinâmica participativa entre profissionais, crianças e famílias no âmbito da creche.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

 

  • Propicia o acesso de crianças na faixa etária de 1 ano  a 3 anos e 11 meses a educação infantil em horário integral sendo prioritário o atendimento aquelas em que a vulnerabilidade social econômica psicológica se fazem presentes
  • Estabelecer vínculos afetivos entre crianças e adultos a fim de fortalecer a outo-estima e ampliar as possibilidades de relação e interação com o meio social.
  • Promover o crescimento e desenvolvimento físico das crianças oportunizando quatro refeições diárias com base no planejamento nutricional observando a necessidade especifica da fixa etária em questão
  • Estimular o desenvolvimento motor e de outra habilidade potenciais das crianças
  • Resgatar a importância da creche como um espaço comunitário através do envolvimento dos pais e ou de demais segmentos da sociedade.
  • Estimular pratica interinstitucionais que valorizem o desenvolvimento e a garantia dos direitos das crianças atender as crianças dentro de uma proposta construtivista nas seguintes áreas de conhecimento.
  • Brincar expressando as emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidade.